Consultor dá dicas de como manter sua empresa ativa no mercado

Com o mercado cada vez mais competitivo, manter uma empresa crescendo e gerando lucros está virando uma tarefa bem difícil para os micros e pequenos empresários.

De acordo com estudos realizados pelo SEBRAE, no Brasil, a cada semana são abertas 10.000 empresas e menos da metade sobrevive até o quinto ano, ou seja, 58% dessas novas empresas não conseguem se estabelecer nesse mercado tão concorrido.  Segundo o consultor financeiro, Fabio Cornelio, isto se deve principalmente à falta de conhecimento dos empresários em gestão financeira. “Se pensarmos na pessoa jurídica como um organismo vivo, entendemos que isto seria quase um genocídio”, avalia. Por outro lado, há algo positivo nisso: com o declínio de algumas empresas, novas empresas surgem para preencher essa lacuna.

Entretanto, para o consultor, é preciso encontrar formas de ajudar estas empresas a se desenvolverem com maior solidez. “Não podemos esquecer que 20% do PIB brasileiro vem de micro e pequenos empresários e 54% dos empregos formais são gerados por estes, sendo assim, o compromisso do consultor está não somente em ajudar no crescimento da empresa, pois suas ações vão gerar impactos em todo o sistema econômico”, diz.

De acordo com o consultor, os problemas começam a surgir logo no início e a fase ruim se caracteriza no aumento de endividamentos a juros altos. “Os empresários confundem capital de investimento em ativos fixos e circulantes com custos e despesas. Então, iniciam um negócio, sem planejar o caixa. Não sabem exatamente quanto precisam de capital para bancar as despesas até que a empresa comece a gerar valor”, explica. Segundo ele, os empresários administram somente pelo caixa, e esquecem a margem que precisam gerar para continuarem a investir numa empresa que está apenas nascendo.

“No Brasil, o sistema financeiro é voraz por altos lucros. Para termos uma ideia, os bancos tiveram um lucro líquido de mais de 38 bilhões por ano em 2011, muito disto, com base nos juros que cobram para fomentar as empresas. Se pararmos para analisar, podemos concluir que o País tem poucas linhas de crédito que apoiem o empresário que está engatinhando e, também, há uma parcela de culpa dos próprios empresários, que não sabem exatamente como buscar formas de gerar riquezas, ou seja, de planejar os investimentos”, afirma Cornelio. O consultor vai além: “Quando o governo lançou o formato de impostos SIMPLES NACIONAL, desonerou bastante os tributados dos pequenos empresários, ajudando-os a melhorar o tempo de vida de sua empresa. Entretanto, ainda não temos uma política clara de crédito, para assumir o risco junto com o empresário, e criar condições dele se estabelecer no mercado. Com base nisso, entendo que temos que cuidar melhor das nossas empresas recém nascidas”, ressalva.

 

Caminho para o sucesso


Montar uma estratégia de atuação, desde sua criação, é fundamental para manter a consolidação da empresa. “Planejar-se melhor, como desenhar um quadro financeiro da empresa antes de tomar as ações necessárias para a criação da empresa é um passo muito importante”, explica o consultor.
Para ter mais segurança, procurar especialistas no assunto é um caminho para ajudar a criar uma empresa saudável. “Temos visto várias empresas com muito potencial de crescimento, excelentes produtos, mas que morrem por não cuidarem direito da parte financeira ou por não terem projetado o cenário de investimento”, comenta Cornelio.
Segundo o consultor, para manter uma empresa estável e com credibilidade no mercado, o segredo é inovar, buscando estratégias diferenciadas para ganhar da concorrência e saber gerenciar corretamente seu caixa, sua margem e os investimentos.
Buscar uma empresa especializada em crise, que ajude no ajuste apertado do caixa, é muito mais seguro para garantir a sobrevivência da empresa. “Costumo dizer que desde o nosso nascimento e até para nos mantermos saudáveis, precisamos de um médico. Nos negócios o caminho é o mesmo: desde os primeiros passos para erguer uma empresa até os problemas que ela pode vir a apresentar, o mais sensato é chamar alguém especializado”, conclui.

Brasil Econômico - 1ª parte (04/10/2012)

You must have the Adobe Flash Player installed to view this player.

Brasil Econômico - 2ª parte (04/10/2012)

You must have the Adobe Flash Player installed to view this player.

Programa Casual com Almir Reis (27/04/2011)

You must have the Adobe Flash Player installed to view this player.

Programa Resenha - TV Sol Comunidade (30/05/2012)

You must have the Adobe Flash Player installed to view this player.

Rede Gospel (11/09/2012)

You must have the Adobe Flash Player installed to view this player.

Assine Nosso Newsletter

Endereço

FCL Consultores
Alphaville Corporate Office
Rua Guapuruvu, 377 - Alphaville Empresarial
Campinas, SP
Fone: (19) 3294-5333

Fale com o Consultor

Top